Dicas de Viagens

Vinhos e Vinícolas

Chianti

Momentos  maravilhosos da viagem. Rumo a famosa estrada S222 a rota do Chianti que liga Siena a Florença entre vinhedos, colinas e lugares pitorescos. Foram dias inesquecíveis. Mas o grande atrativo da rota do Chianti é, claro, o vinho! Chianti, um dos vinhos mais famosos da Itália, é riquíssimo de histórias e sabores. O nome denomina os rótulos de várias áreas diferentes, mas dentro de um mesmo território, a Toscana.

Podemos admirar várias plantações de uvas e as vinícolas. A maioria delas recebe turistas para degustações, almoços ou jantares. Estivemos em Rocca dele Macìe em Castellina in Chianti na província de Siena um lugar aonde passamos momentos inesquecíveis  na descoberta dos sabores da toscana  ótima degustação. Seguindo nosso passeio também conhecemos Castello di Albola como eles mesmo dizem, aqui é uma pequena parte do paraíso Toscano e temos muito para descobrir, outro lugar super legal que estivemos foi a Fattoria Montecchio, degustação com produtos típicos da região e estávamos envolvidos em um ambiente bem familiar.

Brunello – Primeiro amor

Eu e Antonello temos uma história de amor com o Brunello em nosso primeiro encontro ele me convidou para beber esse maravilhoso vinho (me apaixonei naquele momento) então sou apaixonada pelo meu marido e pelo vinho Brunello: dois amores italianos! O Brunello di Montalcino é um vinho tinto classificado como DOCG (Denominação de origem controlada e garantida) produzido na região da Toscana, território da comuna de Montalcino, província de SienaItália.

Em uma de nossas viagens visitamos a vinícola Biondi Santi imagina só fazer uma degustação com que inventou o  Brunello.

Em Montancino Casato prime donne a vinícola tem seu diferencial pois os funcionários a maioria são de mulheres e na degustação enomusical  acho que é um grande diferencial  a música o vinho o lugar são muitas emoções para acompanhar. Com certeza muitos de vocês devem ter várias histórias de amor com seu vinho preferido!

Primitivo

Primitivo é uma uva típica da região de Puglia, no sul da Itália.  Uma das vinícolas que conheci e fiquei também encatada  foi Masseria di Altemura aqui você encontra o sabores e prazer de estar no sul da italia com certeza você vai querer conhecer. Continuando o passeio na Puglia, queria muito conhecer a vinícola do famoso cantor Albano Carrisi…vinícola Al bano no dia que fui ele não estava la que pena né… Mas o passeio a degustação e finalizamos com o almoço harmonizando  tudo muito bom.

Super toscanos

Quem são?

Essa é uma categoria não oficial da Toscana, não reconhecida pelo sistema de classificação dos vinhos italianos. Mas muito, conhecida por todos os apaixonados por vinho! A qualidade excepcional destes vinhos esta ligada não só à escolha de uvas, mas também à introdução de inovações no processo de vinicultura

Supertoscanos, a maioria deles à base de Sangiovese, em corte com uvas típicas de Bordeaux.

Barolo

Fala sério este vinho é demais! é um dos tintos italianos mais famosos, apreciados e conhecidos em todo o mundo. Eu tenho a sensação que  é um vinho que respeita as tradições.

Conhecemos a vinícola Fontanafredda além do vinhos perfeito a natureza nos proporciona emoções incríveis, além de não utilizarem produtos químicos nos vinhedos. Outra vinícola super inesquecível pra nós foi Rivetto também não utiliza produtos químicos o  passeio entre os vinhedos e degustação dos melhores vinhos barolos uma experiência única. Como amante do vinho sei que os Barolos Riserva (Reserva) são envelhecidos por um período mínimo de 3 anos dos quais, pelo menos, dois anos em barris de madeira. Para que os vinhos sejam qualificados como “Riserva Speciale” (Reserva Especial) devem ser envelhecidos por pelo menos cinco anos, sendo dois em barris de madeira.

Vinhos na Toscana

 “Amo muito, não sou entendedora e sim apreciadora de bons vinhos italianos. Tarefa difícil de decidir por onde começar…vou citar alguns! Bolgheri, Chianti, Brunello, Nobile di Montepulciano. Sangiovese a uva predominante na região da Toscana. Que tem grande popularidade nesses últimos anos também na Califórnia, graças ao sucesso internacional dos “Super Toscanos”. “

Realizar essas viagens enogastronomicas e degustar dessas maravilhas é muito bom. O vinho pode ser simples, clássico (elaborado com uvas cultivadas nos mais tradicionais vinhedos da Toscana).

Geralmente, quando pensamos em vinho italiano, pensamos em tintos, dificilmente em um branco, né? Pois eu amo vinho branco bem leve e com a produção nova e na Itália se bebe muito vinho branco. Vou postar alguns aqui pra vcs.

Através das viagens que organizamos tive a oportunidade de conhecer vinhedos e degustar cada vinho do “Deus Bacco” na Toscana.

Você pode se interessar

Deixe um comentário